quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ITEP contabiliza 427 homicídios em menos de 9 meses

O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) de Natal contabilizou um total de 427 homicídios em menos de nove meses. Os dados registram os assassinatos de janeiro até o dia 16 deste mês, mas, teve uma elevação em virtude das execuções durante o último fim de semana.

O portal Nominuto.com teve acesso às estatísticas de homicídios do Itep que apontam fevereiro com o mês mais violento do ano. Nos 28 dias daquele mês, foram 73 mortes, sendo 62 por armas de fogo e 11 por armas brancas.

Ainda de acordo com os dados, o maio somou 44 assassinatos, sendo o mês mais “tranquilo” do ano. O mês de setembro caminhava para terminar com uma quantidade baixa de mortes. No entanto, várias execuções no último fim de semana elevaram os números.

Até a quinta-feira da semana passada, dia 16, o Itep havia contabilizado 19 homicídios. Na madrugada do domingo (19), no entanto, o jovem Alan Sales de Medeiros, de 25 anos, foi assassinado em Parnamirim.


Na noite do mesmo dia, dois usuários de droga foram executados no município de São Gonçalo do Amarante. Na manhã da segunda-feira (20), outros dois jovens foram encontrados mortos com vários tiros em um matagal em Vera Cruz. À noite, foi mais um duplo homicídio aconteceu em Macaíba.

Além dessas sete execuções, o Itep ainda registrou a morte de um menino de 13 anos, que levou um tiro do irmão de oito anos, enquanto brincava com uma arma dentro de casa.

Somada essas oito mortes, o total até esta quarta-feira (22) chega a 435. Com isso, baseado na quantidade de dias do ano até hoje (265), a média de homicídio na Grande Natal chega a 1,6 por dia.

Armas de fogo
As armas de fogo estão disparadas entre os objetos causadores das mortes. De acordo com as estatísticas do Instituto Técnico-Científico de Polícia, 340 assassinatos foram cometidos por revólver, pistola ou arma de maior calibre.

As armas brancas aparecem em segundo lugar, sendo responsável por 58 mortes. Outro tipo de arma totaliza 29 homicídios.

Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário