quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Policiais Militares do RN ajudaram a diminuir crimes nas fronteiras do país

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte vem tendo uma atuação destacada nas ações que envolvem a elite da Segurança Pública Nacional. Em agosto deste ano, a corporação enviou 21 militares, sendo um tenente, dois sargentos, dois cabos e dezesseis soldados, para atuarem nas fronteiras do país a fim de coibir o tráfico de drogas e armas.

A ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública, reúne também militares de outros estados que, por sua vez, participam de intensos treinamentos visando adaptá-los a operações extremas. Desde quando foram enviados à Força Nacional, em agosto deste ano, os policiais do RN, receberam instruções de Atendimento Pré-hospitalar (APH), natação utilitária, operações ribeirinhas, tiro de combate, taser, operações de choque para controle de distúrbios civis, abordagem e patrulha.

A Força Nacional de Segurança Pública atua apoiando a Polícia Federal, Ibama, Defesa Civil, Bombeiros e Policiais Militares de todo o Brasil, no combate ao desmatamento ilegal, contrabando de pedras preciosas, no combate ao tráfico de drogas, armas e munições, recapturando foragidos da justiça, entrada e saída de riquezas e crimes conexos.

Os principais locais de atuação são as fronteiras do Brasil com o Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela e Guiana Inglesa, desenvolvendo ações de manutenção da ordem pública em apoio aos órgãos de Segurança Pública.

No Estado de Roraima, por exemplo, onde ocorria intenso desvio de combustível, em média 25 mil litros por dia, carros eram constantemente roubados para serem comercializados na Venezuela, conhecida por sediar as principais rotas de foragidos.

O ponto carregava a fama de ser uma área de livre contrabando de pedras preciosas e de grande fluxo de veículos roubados, em especial motocicletas e Corollas. Agora, o local vem apresentando, após a implantação da Operação Sentinela, fatores positivos que realçam o comprometimento, profissionalismo e dedicação dos Policiais Militares do Rio Grande do Norte que atuam naquele Estado.

A equipe, comandada pelo 1º Tenente Rodrigo Couceiro, da PM/RN, garantiu em pouco tempo a presença efetiva do Estado e aumentou a visibilidade do poder público naquela região.

Desde sua implantação, a Operação Sentinela de Roraima realizou a prisão de 82 foragidos da justiça entre homicidas, assaltantes e estupradores. Tais ações foram motivo de destaque durante reunião ocorrida na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Estes resultados contribuíram diretamente para a redução de roubos a veículos, tráfico de entorpecentes, armas e munições na capital Boa Vista, além da extinção das enormes filas nos postos de abastecimento das fronteiras, oriundas dos desvios de combustível.

Fonte: nominuto.com

Retirado do blog do Cabo Heronides

Nenhum comentário:

Postar um comentário