terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Novo secretário planeja tornar o RN o estado mais seguro do país


Por Paulo de Sousa, do Diário de Natal
Entre os planos do novo secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, o delegado da Polícia Federal Aldair Rocha, está o de tornar o Rio Grande do Norte o estado mais seguro do país. Uma de suas primeiras medidas, segundo ele, será de reestruturar a secretaria, dando ênfase no setor de inteligência. Ele afirma também que deverá apresentar os nomes dos chefes de polícia até o final desta semana.
Aldair Rocha, que até então ocupava o cargo de superintendente da PF no Ceará, afirma que ainda está se informando sobre a situação da segurança no estado. "Nesta semana eu estarei me reunindo com o comandante da PM e o chefe da Polícia Civil para me inteirar de tudo e começar a planejar o que devemos fazer para melhorar o quadro da segurança. Mas acredito que o RN tem uma situação bem melhor que a de outros estados. Queremos transformar Natal na capital mais segura, como também todo o território potiguar".
A reestruturação da secretaria é uma de suas primeiras metas na nova gestão. Segundo ele, as mudanças serão no sentido de dar uma maior ênfase nos trabalhos de inteligência, de análise criminal e planejamento operacional. "Esse é um trabalho crucial no combate à criminalidade". Outros pontos que ele destaca são o combate ao tráfico de drogas e a diminuição nos índices de homicídios. "Sabemos que o narcotráfico está intimamente ligado aos outros crimes, sobretudo com os assassinatos. Sei que teremos o total apoio da governadora e pretendemos fazer um ótimo trabalho".
 
Equipe técnica.
 
Quanto às possíveis mudanças nos cargos de chefia das polícias Militar e Civil, Aldair Rocha prefere não adiantar qualquer posição. "Vamos avaliar tudo e até o final de semana teremos alguma definição. O que posso garantir é que toda a minha equipe será escolhida por critérios técnicos. Essa foi uma exigência da governadora, que não quer politicagem em uma área tão delicada como a segurança".

O delegado revela que pretende convidar outros três policiais federais para integrar sua equipe. "Mas ainda não está acertado. Pretendo conversar com eles e apresentar os nomes a Rosalba. Também preciso da aprovação dela. São homens que entendem bastante da área de inteligência policial, que precisamos agora fortalecer".
Currículo
Aldair Rocha, com 50 anos, é natural de São Paulo, estado em que trabalhou 19 anos como oficial PM. Ele entrou para a PF em 1996, instituição na qual trabalhou seis anos na delegacia de entorpecentes, fez parte do Comando de Operações Táticas (COT) em Brasília (DF) e foi superintendente nos estados de Amapá, Mato Grosso e Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário