domingo, 20 de novembro de 2011

DIA DA BANDEIRA – 19 DE NOVEMBRO




19 de Novembro, data consagrada ao culto à nossa Bandeira, símbolo augusto da paz.

Em todo o nosso território, ela é hasteada e homenageada, cantada e exaltada em prosa e verso, como o lindo pendão da esperança. Ao drapejar majestosa e altaneira, ela nos enche de orgulho patriótico, pois afirma nossa independência e soberania, alimenta nossos sonhos e nos emula a concretizá-los com positivas exemplares atitudes.

Procuremos olhá-la com os olhos do coração, sob a chama do amor filial e do profundo respeito à Nação Brasileira. Alcance nossa vista, além das dimensões físicas, seus alicerces na harmonia da interação dos Poderes Nacionais, na Ordem e na Paz propiciadoras do Progresso e do bem-estar geral.
Entendamos que o Lábaro representa a Alma Brasileira e nos conclama à concórdia, à solidariedade, ao sentimento de justiça, ao respeito, à fraterna aceitação dos diferentes e do ambiente onde somos acolhidos, sem distinção de credo ou origem étnica.

Admiremos não só a beleza de suas cores a evocar nossas origens, mas tenhamos ouvidos de ouvir que ela nos fala dos sentimentos de conciliação, de equilíbrio, de preservação da natureza e, sobretudo, de alegria agradecida a Deus pelo presente da vida.

O primeiro símbolo de nossa nacionalidade, a Esfera Armilar, surgiu juntamente com a Força Terrestre do Brasil e durou até o Segundo Império. Foi substituída pelo globo azul celeste com estrelas representando os Estados integrantes da República Federativa do Brasil. Destaquemos o abençoado Cruzeiro do Sul - presente no distintivo do Exército Brasileiro, Luz que ilumina a caminhada de nosso País no concerto das nações.

Auriverde Pendão"... que a brisa do Brasil beija e balança, estandarte que à luz do Sol encerra divinas promessas de esperança" é uma eloquente síntese da nossa História feita de glórias, tradições e valores que nos cabe preservar e nos remete à inspiração dada aos bravos, ou quando serviu de mortalha aos heróis imolados na luta pela manutenção da dignidade, da honra nacional, da nossa independência, unidade territorial e cidadania.

Bandeira diante da qual o Soldado de Caxias pronuncia o inesquecível e responsável juramento de "defendê-la, se preciso for, com o sacrifício da própria vida". 

Fonte: PM RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário