terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sinpol cobra ação da Sejuc e garante que presos não ficarão em delegacias


A decisão da Justiça impedindo unidades prisionais do Rio Grande do Norte de receberem novos presos teve reação imediata por parte dos policiais civis do estado. O Sinpol, que é o sindicato da categoria, solicitou nesta terça-feira (7) a realização de reunião com o Ministério Público e com a Justiça para que medidas sejam tomadas de forma que o Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), tome as medidas necessárias para voltar a receber detentos e, com isso, os presos não sejam acomodados em delegacias.
Sinpol garantiu que policiais civis não receberão os presos

Além de ter protocolado ofícios solicitando reuniões de urgência com a procuradora-geral de Justiça Adjunta, Maria Auxiliadora de Souza Alcântara, e com o juiz da 12ª Vara de Execuções, Henrique Baltazar, responsável pela decisão de interditar Alcaçuz, a entidade garantiu que não vai custodiar os presos.

"Delegacia não é presídio ou cadeia pública, e o policial é para investigar", disse o presidente do Sinpo, Djair Oliveira. "Eles (Sejuc) têm que assumir a responsabilidade pelos presos. Não vou admitir este desvio de função dos policiais civis", concluiu.

Em nota, o Sinpol também lembrou que o Governo do Estado devolveu R$ 47 milhões ao Governo Federal por não ter apresentado um programa de reforma, ampliação e construções de novas unidades prisionais, "demonstrando, pois, a generalização da incompetência, bem como demonstra a falta de vontade política para resolver o problema ora em questão".

"A palavra agora está com o Governo do Estado, na ocasião em que se faz o seguinte questionamento: onde ficarão os presos de Justiça a partir de amanhã? Porque nas delegacias de Policia Civil eles não ficarão", disse o presidente do Sinpol.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário