sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Com calma, primeiros socorros podem salvar vidas



Ainda hoje, muitas pessoas não sabem como agir e quais cuidados devem ter ao prestar os primeiros socorros a uma vítima de acidente.
Conhecimentos simples podem evitar complicações e salvar vidas. Então, fique ligado nas dicas a seguir e saiba como agir no caso de se envolver em um acidente.

1- Chame socorro: Quanto antes for acionado o socorro especializado, mais rápido será o atendimento. Forneça informações como o tipo de acidente, idade e sexo dos envolvidos, se há vítimas inconscientes e qual a gravidade dos ferimentos.

2- Tenha calma: em primeiro lugar, é preciso manter a calma. Quem está machucado, espera encontrar conforto e segurança na ação do socorrista. A abordagem deve ser feita de forma tranquila, com tom de voz moderado, inspirando confiança.

3- Arrume ajuda: peça colaborações de quem estiver por perto, deixando-se liderar por quem tiver mais conhecimento e experiência. Se alguém assim aparecer, essa pessoa precisa demonstrar rapidamente, com calma e firmeza, o que deve ser feito.

4- Examine o cenário: identifique quantas são e onde estão as vítimas. Algumas vidas ainda podem estar em grave risco. Após o acidente, às vezes, a vítima pode ser encontrada em local de perigo (no caminho de outros carros ou próxima de restos de lixo, por exemplo).

5- Estabeleça as prioridades: o socorrista deve ter como prioridade a garantia de manutenção da respiração e circulação da vítima. Em outras palavras: tenha certeza de que a vítima esteja respirando e com o coração bombeando sangue.

Essas dicas de primeiros socorros se aplicam no momento entre o acidente e a chegada da ambulância. O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve-se manter a calma e ter em mente que a prestação dos primeiros socorros não exclui a necessidade de um médico.
Além disso, certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para você. Não se esqueça de que um atendimento de emergência feito de forma errada pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.

Fonte: NORE Assú

Nenhum comentário:

Postar um comentário