quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Vereador Odelmo Rodrigues acusado de participar de grupo de pistolagem é solto após fiança



O ex-presidente da Câmara Municipal de Assu, Odelmo Moura Rodrigues, está em liberdade. O réu em processo que trata sobre o homicídio Joaquim Gomes, em 2000, e uma tentativa de homicídio contra Cândido Henrique de Medeiros, conseguiu junto à Justiça a estipulação de fiança para que deixasse o quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Após o pagamento de R$ 30 mil, Odelmo Mora deixou a carceragem ontem (4).

O parlamentar foi preso durante a operação Malassombro, deflagrada no fim de agosto desse ano. Ele é suspeito de integrar um grupo de extermínio que teria cometido pelo menos 20 homicídios em 20 anos de atuação. Os motivos para os crimes, de acordo com a Polícia Civil, vão desde razões pessoais, até questões políticas e econômicas. A Justiça, porém, não viu motivos para que Odelmo Moura permanecesse preso.

No entendimento do juiz substituto da 3ª Vara Criminal, Jussier Barbalho Campos, não havia motivos que justificassem a manutenção da prisão do réu. Para o magistrado, após as oitivas das testemunhas, Odelmo Moura não teria condições de interferir no andamento do processo. O juiz também argumentou que o processo trata sobre dois casos específicos, e não sobre a suposta participação do réu em grupo de pistolagem.

"Vejo que o requisito da garantia da ordem pública não está bem explicitado e fundamentado nos instrumentos estatais de investigação e punição, consistentes em inquéritos policiais e processos judiciais, ambos com obediência ao contraditório e à ampla defesa e aos preceitos legais, pois aqui tratamos de um homicídio de Joaquim Gomes e uma tentativa de homicídio contra Cândido Henrique de Medeiros, e na verdade as partes do processo resolveram ampliar a instrução processual para analisar todos os boatos de crimes envolvendo todos os elementos da numerosa família Rodrigues, desvirtuando o foco do processo e fazendo surgir a impressão de que o réu Odelmo de Moura Rodrigues é o responsável por inúmeros crimes de homicídio na região do Vale do Açu", disse o juiz Jussier Barbalho.

Apesar de argumentar que as denúncias precisam ser investigadas, o magistrado entendeu que não poderiam ser motivos para a manutenção da prisão, pois está previsto na lei o pagamento de fiança para casos desse tipo.

"Volto a dizer que as informações do processo precisam ser investigadas, mas essas informações, por si só, não devem fundamentar, antes das formais investigações, um juízo de valor de periculosidade quanto ao acusado. Ausentes os requisitos da prisão preventiva, entendo que o acusado Odelmo de Moura Rodrigues deve ter sua prisão preventiva revogada", disse, determinando a soltura do réu.

Fonte: Tribuna do Norte

9 comentários:

  1. o justça fraca essa justiça do brasil vai começar tudo de novo acabou a paz no vale do assu mais e isso mesmo nao tem justiça melhor do que a de deus obrigado gto vcs fizeram um bom trabalho muita jente agora ta sem dormi com esse individuo solto que deus perdoe seus pecados

    ResponderExcluir
  2. tudo tem o seu dia determinado. Odelmo esta em liberdade, e se Deus quiser vai assumir a sua cadeira que o povo escolheu e será novamente o vereador mais atuante da camara.

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim bom senso na Justiça e talvez agora as autoridades assumam seus erros e encontrem os verdadeiros chefes de quadrilha que forjaram testemunhas falsas contra vc Odelmo. Vá com serenidade de quem foi eleito pelo povo, na "pole position" mesmo preso, para ira dos detratores.

    ResponderExcluir
  4. Sobre o uso de penas e punições por parte da justiça
    Aqui no Brasil temos a impressão de que um cidadão que comete um crime não vai ser punido, é a tao falada impunidade que vemos diariamente. Poderíamos chamar também de castigo, semelhante ao castigo que os pais usam na educação dos filhos para que os mesmos não cometam novamente atos de desrespeito, etc. Neste exemplo, o castigo serve para que o filho não repita uma atitude que foi contra determinadas regras, por exemplo regras de convivência na família. Para que haja ordem no lar. Também se usa dizer "colocar limites" nas atitudes das crianças.

    Nas sociedades também existem limites obviamente, e o respeito a esses limites é (ou deveria ser, no caso do Brasil) imposto e garantido pela Justiça, fazendo com que os cidadãos os enxerguem claramente e reflitam sobre as consequências de ultrapassá-los. Ultrapassar o limite significa então (ou deveria significar) precisar se submeter ao poder da sociedade organizada, representado pela justica, que se impõe sobre a liberdade daquela pessoa a fim de garantir a plena liberdade das outras pessoas, ou seja, da sociedade. Assim deveria funcionar, garantindo-se assim as liberdades individuais DENTRO das normas da sociedade (o que se vê no Brasil é o contrário, frequentemente coloca-se a liberdade do indivíduo acima da do grupo).


    Punir é uma ferramenta para garantir a ordem.O sujeito deveria pensar: eu não vou fazer isso, SENÃO... Entretanto a justiça no Brasil não funciona assim, punir não é usado no contexto acima... Me perguntei já várias vezes o porque disso e acho que pode haver um componente cultural nisso.

    ResponderExcluir
  5. O que fazer diante de tanta injustiça,só esperar que Deus faça sua Justiça.

    ResponderExcluir
  6. um individo ruim desse tinha q apodece na cadeia .
    a fiança era para c na cadeira eletrica

    ResponderExcluir
  7. Se ele fosse tão bom, tinha assumido seu cargo de vereador. Mais tai a justiça de deus como é boa, ele ficou em liberdade, mais também não vai assumir o cargo. Só quem pode julga e fazer justiça com o ser humano e deus,não tem juiz e nem promotor e nem dinheiro no mundo que faça uma justiça melhor do que a de deus. Quem sabe se ele não pode pagar a ruindade dele de outras formas. Só peço a deus que olhe por todas as familias que sofreu por causa dele, e faça a justiça!

    ResponderExcluir
  8. nao e justo è Odelmo Rodrigues, pagar só pelos crimes de pistolagens cometidos pelo FONSECA( limomar adelino,Roque,leandro de duzentos,iranildo( morto),Edivaldo,evilazio, cesar e tantos outros que estão em liberdade. se é pra ter justiça que prendam todos...

    ResponderExcluir
  9. Nao posso julga ninguém, mais todos esses que teve seus nomes sitados ai tem que pagar junto com ODELMO. Pois todos sao perigosos, ODELMO por que manda e eles por que ganham dinheiro pra matar o povo e fazer mt mais né. Queria saber meu deus quem é pecado o que manda ou o que faz? So quero senhor que todos esses envolvidos nessas morte paguem pelo o que deve. Nao quero que paguem pela mesma moeda mais que pague sofendo, pra sentir o que e uma dor de perda! Quero que eles sofram na pelo o que essas familia sofrem por causa deles.

    ResponderExcluir